Prefeitura Municipal participa de reunião do projeto Agroecologia Grupo a Grupo da ARPA

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de uma reunião de apresentação do projeto “Agroecologia Grupo a Grupo” da Associação Regional de Produtores Agroecológicos (ARPA).

A reunião ocorreu no dia 22 de Abril de 2023, na Escola Municipal Reinaldo Botelho, Comunidade Barreirão. A reunião envolveu dezenas de famílias rurais, dentre elas mulheres sócias da Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e de outras associações rurais. A reunião foi mobilizada pela SEFAICO em parceria com a AMPAFAD.

A reunião foi coordenada pelo Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira, e dos técnicos da ARPA, Sanzio Batista Sardinha, Claudio Nascimento da Silva, Dayane Pereira Paz e Beatriz da Silva Pereira. Também estavam presentes, a presidente da AMPAFAD, Marilene dos Reis Alves, e outras diretoras, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José dos Quatro Marcos (STTR).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o projeto Agroecologia Grupo a Grupo visa dinamizar a organização os processos coletivos de produção de cadeias produtivas sob os princípios da Agroecologia. A principal estratégia do projeto é a implantação de quintais produtivos agroecológicos diversificados e no uso e conservação sustentável dos agroecossistemas. O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, afirma que os projetos com foco na segurança e soberania alimentar e nutricional e na geração de renda são fundamentais para fortalecer a Agricultura Familiar.

O projeto Agroecologia Grupo a Grupo tem como área de abrangência os municípios de Araputanga, Curvelândia, Cáceres, Mirassol do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Lambari do Oeste e Porto Esperidião. O Agroecologia Grupo a Grupo foi aprovado através da Chamada Pública 03/2020 do Programa REM (Programa Global REDD Early Movers).

Após o término da reunião, foi solicitado que as famílias interessadas em participarem do projeto, deverão se cadastrar, para posteriormente serem visitadas, para iniciar as oficinas de capacitação sobre práticas e tecnologias agroecológicas e planejamento para implantação dos quintais produtivos.

A ARPA é uma associação sem fins lucrativos criada em 1997 por agricultores familiares de município da região sudoeste de Mato Grosso. Com sede no Assentamento Roseli Nunes, município de Mirassol do Oeste, ela atua na promoção e disseminação de práticas agroecológicas de produção, segurança alimentar e nutricional e geração de renda junto a famílias rurais.